Assembleia Legislativa do Paraná realiza audiência pública sobre o Pacto Educativo Global
Com a presença de políticos, o encontro focou em mostrar os compromissos do Pacto Educativo Global
Inaugurado no início de 2023, o Bureau do Pacto Educativo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná visa difundir os ideais desta aliança educativa em seu território de influência. Uma das formas adotadas para esta difusão é a incidência pública, pautando na arena política os compromissos do Pacto Educativo Global. Esta sensibilização motivou a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) para a realização da Audiência Pública com o tema “Educar para o Humanismo Solidário”.
Realizado no plenário da ALEP no dia 21 de agosto de 2024, o evento teve como propositores os deputados Evandro Araújo (PSD), Professor Lemos (PT), Thiago Bührer (União Brasil), Luiz Fernando Guerra (União Brasil) e a deputada Márcia Huçulak (PSD). Além dos deputados proponentes, compuseram a mesa de autoridades, o Arcebispo Metropolitano de Curitiba e Grão-Chanceler da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Dom José Antônio Peruzzo; o reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), irmão Rogério Renato Mateucci; o pró-reitor de Missão, Identidade e Extensão da PUCPR, Prof. Dr. Fabiano Incerti; o Coordenador Executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná, Domício Prates Ribeiro Filho; o coordenador de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Prof. Dr. Fabiano Gonçalves Costa; e a estudante de Pedagogia da PUCPR, Gabriela Fernanda Donadelli.
O reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), irmão Rogério Renato Mateucci, destacou que “esse convite que o Papa nos faz, é para que a educação seja repensada como estabelecimento de novas relações humanas e que a gente coloque no centro a pessoa. A universidade está comprometida em fazer com que o Pacto Educativo Global se transforme em políticas públicas. É por isso que estamos aqui nessa Casa de Leis”.
O Pacto Educativo Global é um convite a todos os setores da sociedade para uma aliança com o objetivo de alcançar uma educação integral, humanista e inclusiva. No seu documento oficial, o Pacto traz sete compromissos fundamentais à educação: colocar a pessoa no centro de cada processo educativo; ouvir a as gerações mais novas; promover a mulher; responsabilizar a família; se abrir à acolhida; renovar a economia e a política e cuidar da casa comum.