PUCPR lança site do Bureau Pacto Educativo Global com presença de Marcelo Canellas
por Arthur Zablonsky, estudante do curso de Jornalismo da PUCPR
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) recebeu, na noite da última quinta-feira (17), o cronista, documentarista e jornalista Marcelo Canellas para o lançamento do site do Bureau Pacto Educativo Global PUCPR, disponível aqui; e do livro “Educação Entre a Crise e a Esperança: Diretrizes do Pacto Educativo Global”, organizado pelo Dicastério para Cultura e Educação e editado pela PUCPRESS. O evento, que aconteceu na Arena Digital PUCPR, foi gratuito.
O Bureau é um núcleo da PUCPR que busca promover a efetivação do Pacto Educativo Global no território de influência da universidade. Já o livro divulga o Pacto por meio de pensamento do Papa Francisco sobre o assunto e de reflexões de especialistas na área. O livro é gratuito e está disponível para download aqui.
Convidado especial do evento, Marcelo Canellas falou sobre o Pacto Educativo e os Direitos Humanos. No evento ele destacou a necessidade de união do País para promoção e defesa dos Direitos Humanos, e fez relatos sobre reportagens próprias em que o tema esteve em evidência. A conversa, que contou com a presença de cerca de 150 pessoas, foi mediada pelas professoras da casa, Dra. Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH) e Dra. Suyanne Tolentino de Souza, coordenadora do Curso de Jornalismo.
“Os Direitos Humanos estão na pauta do dia”, diz Canellas
Considerado o jornalista mais premiado do país, Marcelo Canellas fez um resgate da história da Declaração Universal dos Direitos Humanos e destacou a necessidade de se debater o tema. “Os Direitos Humanos estão na pauta do dia em um país tão desigual quanto o Brasil”.
Canellas relatou ao público bastidores de diversas reportagens suas que tratavam de temas relativos à violação de direitos no Brasil. Ele destacou que uma parte da população brasileira se opõe à defesa dos Direitos Humanos e cria um discurso de criminalização dessa prática, com a deturpação do significado do termo.
Ele ilustrou seu trabalho em prol dos Direitos Humanos com a exibição de uma reportagem especial de 2019, produzida para o programa Fantástico, da TV Globo. A matéria descreveu as dificuldades dos funcionários do Ibama para realizar trabalho de fiscalização ambiental no Brasil durante o governo então vigente. A realidade dos profissionais envolvia falta de recursos, ameaças de morte e emboscadas tramadas por grileiros de terra na floresta amazônica.
Ao longo da noite, Marcelo Canellas reforçou a ideia de que a promoção de direitos fundamentais é uma missão coletiva.
Pacto Educativo Global
O Pacto Educativo Global é uma aliança educativa proposta pelo Papa Francisco em 2019 para promover uma educação centrada no novo humanismo e que seja capaz de formar pessoas maduras para viver na sociedade atual, marcada por desafios diversos nas áreas ambiental, financeira, política e social.
Sete compromissos principais caracterizam o Pacto: Colocar a pessoa no centro de cada processo educativo; Ouvir as gerações mais novas; Promover a mulher; Responsabilizar a família; Se abrir à acolhida; Renovar a economia e a política; e Cuidar da casa comum.
A aliança se volta a educadores, famílias, Igreja, poder público e membros da sociedade civil, entre outros. O site e o livro lançados nesta semana, na PUCPR, buscam alcançar esse público e ampliar o impacto das ações do Bureau Pacto Educativo Global PUCPR, que foi criado em março deste ano.
Nesse sentido, um dos destaques do site é o “Repositório de Boas Práticas”, que divulga projetos realizados por Instituições de Ensino Superior de Curitiba que buscam colocar em prática os compromissos do Pacto Educativo Global. O repositório pode ser acessado aqui.