O ano de 2020 para o ecossistema de inovação e pesquisa científico-tecnológica da PUCPR foi marcado pela adaptação à pandemia do coronavírus Sars-CoV-2. A pandemia impactou as rotinas de ensino, pesquisa, inovação e extensão da universidade como um todo, provocando a necessidade de adaptação das atividades a um panorama de trabalho remoto e de distanciamento social.
Entretanto, buscando cumprir a missão e valores institucionais e, ao mesmo tempo, gerar a produção de bem-estar social e riquezas para a sociedade brasileira, e contribuições de alto impacto para a comunidade científica, nossos pesquisadores demonstraram não apenas resiliência, mas toda a sua capacidade intelectual e produtiva para combater os desafios impostos pela pandemia.
Destacam-se os projetos com base no desenvolvimento de tecnologias para enfrentamento da pandemia, planejamento urbano e smart cities, entendimento dos mecanismos biológicos e de saúde da pandemia, ação direta e transmissão de conhecimento para a sociedade e produção de sinergias internas ao próprio Grupo Marista.
Apenas as ações relativas à transmissão de conhecimentos realizados por um dos 16 programas de pós-graduação (Ciências da Saúde), no período 13/04/2020 a 17/04/2020, gerou 105 publicações da imprensa com 34 milhões de acessos, dando uma estimativa do tamanho do impacto das realizações do ecossistema de pesquisa científica e tecnológica e de inovação teve em nossa sociedade em um momento desafiador.
A PUCPR está engajada em ações para o enfrentamento da COVID-19. Ciente de que a pesquisa científica tem papel fundamental na busca de respostas e proposição de soluções que possam ser rapidamente aplicadas neste momento de urgência sanitária, a instituição direcionou recursos em um edital interno para apoio a projetos de pesquisa voltados para a investigação sobre a doença, em diferentes áreas do conhecimento. Uma parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) veio somar a esta iniciativa e, atualmente 13 projetos estão em desenvolvimento. Conheça aqui as pesquisas apoiadas pela PUCPR em parceria com o BRDE.
Conteúdos Relacionados
Estresse oxidativo e a via inflamassoma-piroptose na SARS-COV-2
O projeto irá avaliar alterações do processo inflamatório e do estresse oxidativo causadas pela doença fornecendo subsídios para decisões médicas. Espera-se contribuir para diminuir casos de agravamentos da doença, diminuir tempo de internação, diminuir número de óbitos e auxiliar no desenvolvimento de novas drogas contra a doença diminuindo assim os custos sociais e econômicos associados à doença.
O projeto irá avaliar alterações do processo inflamatório e do estresse oxidativo causadas pela doença fornecendo subsídios para decisões médicas. Espera-se contribuir para diminuir casos de agravamentos da doença, diminuir tempo de internação, diminuir número de óbitos e auxiliar no desenvolvimento de novas drogas contra a doença diminuindo assim os custos sociais e econômicos associados à doença.
Conteúdos Relacionados
Monitoramento remoto dos dados fisiológicos de pacientes COVID
O projeto irá desenvolver um protótipo de dispositivo médico para monitoramento remoto e em tempo real de sinais vitais de pacientes contaminados com o COVID-19 com armazenamento de dados na nuvem. Espera-se diminuir a contaminação via contato direto entre pacientes e profissionais de saúde, diminuir cerca de 20 vezes os custos associados à compra de sistemas comerciais disponíveis, e aproveitar o protótipo para o monitoramento de outras doenças.
Avaliação das células-tronco mesenquimais derivadas do tecido do cordão umbilical no tratamento de pacientes com síndrome respiratória aguda decorrente da COVID-19
O projeto visa avaliar o potencial terapêutico das células-tronco contra a tempestade inflamatória provocada pelo vírus SARS-CoV-2 para tratamento dos pacientes com COVID-19, seguindo as normas de boas práticas de produção e de boas práticas clínicas. Espera-se melhorar o quadro clínico do paciente, reduzir o tempo do uso de respiradores mecânicos, diminuir o tempo de internação e mortalidade resultando em redução dos custos sociais e econômicos associados à doença.
Aplicação da ferramenta molecular LAMP para detecção com alta especificidade e baixo custo do vírus SARS-CoV-2
O projeto visa utilizar uma técnica nova (LAMP-Loop-mediated isothermal amplification) como método de testagem em massa para detecção da COVID19. Espera-se desenvolver um teste de diagnóstico molecular rápido, sensível, específico e de alta precisão para a rotina laboratorial de vigilância epidemiológica massiva contra a COVID-19 em áreas rurais, municípios pequenos.
A infância em situação humanitária nos âmbitos latino-americano e europeu: perspectivas da garantia do direito à educação e do direito à saúde – Etapa: Garantia do direito à educação e do direito à saúde em contexto de pandemia da COVID-19
O projeto visa partilhar as melhores práticas e instrumentos de garantia do direito à educação e à saúde infantis em situação de pandemia da COVID-19 e no contexto Latino Americano e Europeu. Espera-se impactar a formação dos profissionais de educação e saúde através da identificação de necessidades e da aplicação de tecnologias digitais para educação remota (webnarios, e-books, redes sociais, sites) e assim diminuir a exclusão e desigualdades no atendimento de crianças e adolescentes dentro do contexto da COVID-19.
Detecção e quantificação de Coronavírus-19 em tecidos ósseos de doadores cadáver ou doadores vivos após técnica de descontaminação e sua respectiva avaliação molecular e sorológica para triagem de doadores de tecidos
O projeto visa desenvolver um processo físico e químico de desinfecção de osso humano que elimine o coronavírus (COVID-19), permitindo assim o estudo para detecção de SARS-CoV-3 em amostras do banco de tecidos provenientes de potenciais doadores de órgãos. Espera-se um produto com custo estimado menor do que os existentes e aumento de segurança na triagem para fornecimento de tecidos ósseos para hospitais públicos.
Assistência Social e Direitos Humanos no enfrentamento da COVID-19
O projeto visa a proposição de dispositivos e protocolos para proteção e atenção em situações de violação de direitos no contexto da COVID-19, de forma a apoiar e orientar equipes técnicas dos serviços socioassistenciais relacionados a proteção de pessoas em situação de rua e migrantes, das infâncias e juventudes, pessoas idosas e mulheres. Espera-se fomentar parcerias e atuação integrada com poder público, investidores e entidades capazes de fornecer um mapa social de demandas e prioridades, planos de contingência social e um observatório de assistência social e direitos humanos específico para o enfrentamento da COVID-19.
Avaliação do estado de carreador assintomático e da coronavirose em cães (Canis familiaris) e gatos (Felis catus) domésticos.
O projeto visa avaliar a presença da coronavírus e o estado de carreador assintomático em cães e gatos de companhia cujos donos tenham tido a doença. Espera-se conhecer o papel de cães e gatos no ciclo epidemiológico da doença e fatores de risco, produzir e validar kits de diagnóstico para detecção do coronavírus e verificar se estes animais de companhia estão assintomáticos ou desenvolvendo sinais clínicos da doença. Os resultados servirão para subsidiar políticas de saúde pública que visem interromper o ciclo de perpetuação e disseminação do coronavírus.
Avaliação prospectiva de pacientes com COVID-19 no período pós alta hospitalar – PS ReCOVer
O projeto visa avaliar os impactos cardiovasculares de pacientes com COVID-19 após alta hospitalar através de monitoramento 24 horas de sinais clínicos (exames de imagem avaliação clínica, eletrocardiografia). Espera-se correlacionar os exames laboratoriais e de imagem com os achados clínicos nos pacientes pós-alta hospitalar de tal forma a favorecer prognósticos.
Análise dos mecanismos da resposta imune desencadeada por SARS-CoV-2durante o curso da doença e dos sintomas ao desfecho clínico
O projeto visa analisar a resposta imune desencadeada pelo SARS-Cov-2 durante a progressão da doença, correlacionando parâmetros bioquímicos com os dias de internação, desfecho clínico e fenótipo do paciente. Espera-se com isso apoiar a terapia baseada em imunomodulação contra a atual epidemia de COVID-19.
Associação de polimorfismos genéticos e a cobertura da expressão tecidual de marcadores imuno-inflamatórios com a caracterização anatomopatológica e epidemiológica de pacientes com COVID-19 atendidos em Curitiba-PR-Brasil
O projeto visa investigar a resposta inflamatória de pacientes acometidos por SARS-CoV-2 sob o ponto de vista histopatológico, imunoquímico e genético. Espera-se caracterizar polimorfismos genéticos, caracterizar histologicamente lesões pulmonares e alterações imunoquímicas inflamatórias causadas pelo vírus e correlacioná-las com o contexto clínico e epidemiológico das amostras estudadas. Essa correlação poderá determinar a identificação de biomarcadores para diagnóstico laboratorial assim como possibilitará o entendimento maior dos aspectos fisiológicos, bioquímicos e genéticos associados a doença.
Conteúdos Relacionados
Direitos humanos e saúde mental em tempos de pandemia
O projeto visa analisar os resultados de um serviço gratuito de apoio psicológico online durante e após a pandemia do COVID-19. Espera-se a constituição de uma rede de psicólogos voluntários, criação de uma plataforma de atendimento remoto, compreensão do perfil dos atendidos e dos atendimentos psicológicos, considerando o panorama de isolamento social, medo de contágio e da perda de familiares e de renda e emprego. Dessa forma o projeto pretende reduzir os danos psicossociais relacionados ao sofrimento acentuado durante a pandemia, que possam contribuir para a prevenção do uso abusivo de álcool e outras drogas, da depressão e do suicídio.
Fatores de risco para a hospitalização entre adultos infectados pelo COVID-19 na cidade de Curitiba-PR
O projeto visa identificar os fatores associados à hospitalização de adultos pela COVID-19 na cidade de Curitiba. Espera-se entender os fatores de risco associados à doença, tais como características sociodemográficas, sintomas, comorbidades associadas, acesso à saúde, hábitos alimentares e de atividade física e marcadores hematológicos dos pacientes. Com isso espera-se auxiliar na identificação de grupos de risco para internamentos pela COVID-19, permitindo o direcionamento das ações de prevenção e hospitalização para os grupos com maior risco.