Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da PUCPR desenvolvem atividade de pesquisa em Ferrara
Doutorandos apresentarão seus trabalhos no II workshop italiano/brasileiro Filosofia transcendental: história e formas, realizado de 10 a 12 de março
Três estudantes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da PUCPR estão em Ferrara para desenvolver pesquisa e participar das atividades do Joint-PhD Filosofia transcendental: história e formas, que está em vigência desde 2019 e já conta a participação de 9 estudantes (4 de Ferrara e 5 da PUCPR).
Neste ano, as atividades conjuntas do Programa do Joint PhD iniciaram em fevereiro, com a chegada dos três estudantes de doutorado da PUCPR: Camila Batista, Carlos Tiago da Silva e Thiago Ehrenfried Nogueira.
A primeira atividade, ainda em andamento, consiste em um curso de intercompreensão linguística entre português e italiano, com o objetivo de estimular o diálogo e a compreensão mútua.
Além disso, estão ocorrendo: um seminário sobre a leitura do texto de G. Deleuze, Empirismo e Subjetividade, e dois workshops sobre Kant: Kantian Freedom in Context e Kant’s philosophy of History, que contarão com a participação de especialistas kantianos de renome internacional.
Na segunda semana de março (10 a 12) será realizado o II workshop italiano/brasileiro Filosofia transcendental: história e formas, no qual os doutorandos terão a oportunidade de apresentar suas pesquisas ou trabalhos sobre as temáticas aferentes à filosofia transcendental nas suas mais variadas ramificações.
Conheça os trabalhos apresentados pelos doutorandos:
Camila Batista: Por um populismo gramsciano, segundo Ernesto Lacau;
Carlos Tiago da Silva: O problema do senso comum no desenvolvimento do conceito de Imagem do
Pensamento, em Giles Deleuze;
Thiago Nogueira: O embate do lugar: Entre Husserl e Heidegger.
É possível assistar ao workshop por meio deste link: https://meet.google.com/nge-wmdw-cxb