O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas e Organizações Complexas e Plurais – PPGCOOP caracteriza-se como Curso de Mestrado na modalidade “Profissional”. É o único programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas do Brasil e da América Latina, não havendo, portanto, nenhum programa similar e no mesmo nível de qualificação (stricto sensu).
O PPGCOOP oferece o curso de Mestrado Profissional, e possibilita ao aluno desenvolver sua capacidade gerencial empreendedora, prestar consultoria interna ou externa, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e/ou instituições de ensino superior no campo da Gestão e Cooperativismo.
A CAPES (Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fundação vinculada ao Ministério da Educação que regulamenta os programas de Pós-Graduação stricto sensu no Brasil, concedeu o conceito 4 ao PPGCOOP em sua primeira avaliação, ocorrida em 2017 (Ofício n◦ 299/2018-CECOL/GAB/PR/CAPES). Esta avaliação é quadrienal e sua escala varia de 1 a 5 para programas de mestrado, sendo que os conceitos 4 e 5 são considerados padrões de excelência. A obtenção do conceito 4 na primeira avaliação de um programa não é fato comum, o que confere ao PPGCOOP grande credibilidade e afirmação de qualidade no ensino e pesquisa. Este conceito é mantido até os dias atuais.
Cooperativismo, organizações Complexas e Plurais
O cooperativismo no Brasil e no Paraná, especificamente, desempenha um papel extremamente importante no desenvolvimento econômico e social. Atuando em 7 diferentes ramos de negócios – agropecuário, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, trabalho, produção de bens e serviços e transporte – o cooperativismo se alinha com as áreas estratégicas e os propósitos da PUCPR. Por outro lado, as cooperativas se caracterizam, além de entidades associativas, como organizações complexas e plurais.
Uma organização complexa é aquela que é afetada constantemente por um conjunto de variáveis que podem ser conflitantes entre sim ou ainda serem imprevisíveis para sua operação. Normalmente, mas não obrigatoriamente, são organizações que operaram em mercados diferentes, com um grande número de stakeholders com interesses diversos, além de possuírem estruturas organizacionais grandes e com desenho intrincado. Operam em um ambiente longe do equilíbrio, à beira do caos, e demandam inputs constantes de energia para sobreviver. São exemplos de organizações complexas, além das cooperativas, os hospitais e as universidades, ou ainda aquelas organizações privadas ou públicas que possuam características complexas em suas operações, relacionamentos com stakeholders e estrutura de trabalho.
Organizações plurais são organizações que se encontram entre o público e o privado, mas fortemente caracterizadas também com suas intenções e atuação, competindo com organizações privadas. O setor plural NÃO é um ponto médio entre o privado e o público. O conceito de terceiro setor, muitas vezes causa confusão. Henry Mintzberg1 sugere o termo o “plural” como a melhor forma de considerar as intenções, ações e propósitos desse outro setor (público, privado e “terceiro setor”).
1MINTZBERG, H. Rebalancing Society. Berrett-Koehler Publishers. Oakland. 2015
Confira a lista completa de professores.
* Valores das Mensalidades a serem praticados em 2025. Considerar que a cada 12 meses este valor será reajustado.
Nos últimos 3 anos, 26% dos estudantes receberam bolsa ou isenção parcial ou total na mensalidade.