Exame de Proficiência em Língua Portuguesa – Edital nº 04 / 2017
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná torna públicas as normas para realização do Exame de Proficiência em Língua Portuguesa (EPLP) para alunos dos cursos de graduação com matriz curricular vigente a partir de 2013 em conformidade com a Resolução n. 34/2015 – CONSUN.
COMUNICADO
CONSULTA AO EDITAL Nº 09/2017 – NPS/PUCPR, de 25 de setembro de 2017
1 – Quando serão feitas as inscrições para o Exame de Proficiência em Língua Portuguesa – EPLP 2/2017?
As inscrições para o EPLP serão realizadas no período de 25 de setembro de 2017 a 08 de novembro de 2017, apenas via internet, no endereço eletrônico: www.pucpr.br/concursos, link Exame de Proficiência em Língua Portuguesa. A inscrição deve ser realizada em duas etapas, sendo a primeira o PREENCHIMENTO DO CADASTRO e a segunda, o PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO DE INSCRIÇÃO.
2 – Quem está matriculado na disciplina de LETTC está automaticamente dispensado de fazer o EPLP?
Não, todos os estudantes precisam fazer o EPLP. A aprovação no EPLP é uma exigência para que o aluno possa concluir seu Curso e colar grau.
3 – Quem está matriculado na disciplina de LETTC está automaticamente inscrito para o EPLP?
Não, todos os estudantes precisam se inscrever para o EPLP, diretamente no site. O aluno poderá optar por fazer o EPLP a partir do primeiro semestre da graduação ou posteriormente.
4– Quando será a aplicação das provas do Exame de Proficiência em Língua Portuguesa – EPLP 2/2017?
A prova terá duração de 4 (quatro) horas e será realizada no dia 19 de novembro de 2017, com início às 07h30 horas e término às 11h30 horas. As portas de acesso aos prédios onde serão realizadas as provas serão abertas 1 (uma) hora antes do início da prova e fechadas, impreterivelmente, 20 (vinte) minutos antes do início da prova.
5 – É preciso pagar taxa de inscrição?
O estudante deverá pagar uma taxa para realização do exame a partir da terceira tentativa. Toda e qualquer tolerância por parte da Universidade não implica a impossibilidade de cobrança nos próximos exames, se for o caso.
6– Como fico sabendo onde farei a prova?
O candidato deverá realizar a consulta ao ensalamento no dia 16 de novembro de 2017, após as 17 horas, no site www.pucpr.br/concursos, link Exame de Proficiência em Língua Portuguesa. O comprovante individual de ensalamento estará disponível para impressão no Ambiente do Candidato nessa mesma data.
7– Quais documentos devo apresentar no dia da prova?
O ingresso na sala de prova somente será permitido ao candidato munido de Registro de Identidade Civil (RG) ou de um dos documentos abaixo discriminados, apresentado de forma legível, em via original e com foto:
I. Carteira de Identidade expedida pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar.
II. Carteira de Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
III. Cédula de Identidade para Estrangeiros emitida no Brasil.
IV. Cédulas de Identidade fornecidas por Órgãos ou Conselhos de Representação de
Classe.
V. Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação.
VI. Passaporte Brasileiro válido.
VII. Carteira de Trabalho e Previdência Social.
VIII. Carteira Nacional de Habilitação.
IX. Carteirinha de estudante da PUCPR válida.
Não serão aceitos como documentos de identificação para ingresso na sala de prova: (i) cartão de CPF; (ii) certidão de nascimento ou de casamento; (iii) título de eleitor; (iv) documentos ilegíveis, não identificáveis ou danificados.
8– E se o documento de identidade tiver sido roubado, extraviado, perdido ou furtado?
Nessas situações, o participante poderá fazer a prova desde que apresente documento oficial que ateste o registro de ocorrência (Boletim de Ocorrência), expedido por órgão oficial no máximo em 30 (trinta) dias anteriores à realização da prova, e outro documento que contenha fotografia.
9– Haverá atendimento especializado e/ou específico aos participantes com deficiências ou em condições especiais?
Sim, desde que o participante informe, no ato da inscrição, sua deficiência e/ou condição especial e os recursos necessários para a realização da prova. Ele deverá dispor dos documentos comprobatórios, que poderão ser solicitados pelo Núcleo de Processos Seletivos a qualquer momento.
A solicitação de quaisquer condições especiais para realização das provas será tendida obedecendo aos critérios de legalidade, viabilidade e de razoabilidade, mediante apreciação do Núcleo de Processos Seletivos. Os pedidos de atendimento especial serão apreciados pelo Serviço de Apoio Psicopedagógico (SEAP) da Universidade. O deferimento ou indeferimento de atendimento especial será informado via Ambiente do Candidato no dia 08 de novembro de 2017.
10– Em quais condições posso ser eliminado do EPLP?
I. apresentar-se após o horário estabelecido.
II. apresentar-se em local diferente da convocação oficial.
III. não comparecer às provas, seja qual for o motivo alegado.
IV. não apresentar documento que bem o identifique.
V. ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal.
VI. ausentar-se do local de provas antes de decorrida uma hora do início das provas.
VII. ausentar-se da sala de provas levando Cartão-Resposta da Prova Objetiva e
Redação.
VIII. lançar mão de meios ilícitos para a execução das provas.
IX. não devolver o Cartão-Resposta da Prova Objetiva e Redação.
X. for surpreendido, durante a realização da prova, em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livro, anotação, impresso ou qualquer material não permitido.
XI. estiver fazendo uso de qualquer tipo de aparelho eletrônico ou de comunicação (bip, telefone celular, relógios, agenda eletrônica, palmtop, smartphone, receptor, gravador ou outros equipamentos similares), bem como protetores auriculares.
XII. perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.
11– Como está estruturada a prova do EPLP 2017?
O EPLP constitui-se de duas partes:
a primeira com 10 questões interpretativas objetivas, com a finalidade de avaliar as competências de leitura, compreensão e interpretação com base em texto(s) de natureza expositivo-argumentativa e instrucional (peso 5,0);
ea segunda com duas propostas de produção textual (peso 5,0), a saber: um resumo e um texto dissertativo-argumentativo. Todas as questões e propostas de produção textual são elaboradas a partir de um mesmo tema polêmico, que transpassa diferentes áreas de conhecimento; assim, considera-se que o EPLP é um exame temático.
12– Que tipo de caneta posso usar para a resolução da prova?
Os cartões-resposta e a(s) folha(s) de redação deverão ser preenchidos com caneta esferográfica de ponta grossa e tinta preta.
13–Como faço para acessar o resultado de meu Exame?
A PUCPR divulgará o gabarito da Prova Objetiva e o desempenho individual dos estudantes no Ambiente do Candidato a partir das 17h do dia 30 de novembro de 2017.
14 – Posso ter acesso ao cartão-resposta da Prova Objetiva e/ou da Redação?
Não serão concedidas ao candidato vistas do cartão-resposta da Prova Objetiva e/ou da Redação, nem revisão das referidas avaliações.