O ingresso na carreira docente da PUCPR ocorre mediante aprovação em processo seletivo. Todos os processos seletivos para a contratação de professores para as Escolas – Belas Artes, Educação e Humanidades, Direito, Medicina e Ciências Da Vida, Negócios, Politécnica, Londrina e Toledo – são precedidos de editais publicados no site da PUCPR.
As vagas são abertas tanto para professores externos quanto para professores internos, com editais tramitando em separado. Os professores que já integram o quadro de carreira docente da PUCPR têm a preferência sobre as vagas, desde que demonstrem interesse e tenham aderência às disciplinas e disponibilidade de horários, mediante avaliação específica.
Os editais para a contratação externa contêm todas as regras dos processos seletivos, tais como exigências ou requisitos mínimos para a inscrição, etapas, provas, critérios de avaliação, datas e locais das provas, etc. Cada processo seletivo externo prevê, obrigatoriamente, a realização de provas escrita, didática, de títulos e entrevista com o gestor da vaga, podendo ainda conter, facultativamente, prova prática. As provas são de caráter eliminatório e classificatório, à exceção da entrevista com o gestor da vaga, que será apenas eliminatória.
As etapas do processo seletivo externo são conduzidas pelas Escolas solicitantes das vagas, com o apoio da Coordenadoria de Movimentação de Pessoal, e as bancas examinadoras são compostas por no mínimo dois professores indicados pelo gestor da vaga e um membro indicado pela Reitoria. Os candidatos não aprovados, mas que tenham obtido as notas mínimas exigidas no edital passarão a integrar, por ordem de classificação, um cadastro de reserva pelo prazo de dois anos, prorrogável por mais dois a critério da Escola, para o preenchimento de eventuais vagas futuras referentes à(s) mesma(s) disciplina(s).
Em situações de necessidade e urgência, é possível também a contratação de professor por prazo determinado de no máximo seis meses. A contratação definitiva do professor temporário somente poderá ocorrer caso ele venha a ser aprovado em processo seletivo externo nos moldes acima, concorrendo em iguais condições com os demais candidatos inscritos.
Tanto os professores contratados recentemente quanto aqueles que já compõem o Quadro de Carreira Docente da PUCPR possuem a possibilidade de ascender na carreira dentro da instituição, o que pode ocorrer por níveis ou classes.
Professor auxiliar de ensino; Professor assistente; Professor adjunto e Professor titular. Dentro de cada classe, exceto na de Professor titular, existem os níveis I, II e III. Assim, o professor pode avançar na carreira docente dentro de uma mesma classe, mudando apenas de nível – avanço chamado progressão –, ou ascender para a classe subsequente, mediante promoção.
Para professores que optaram por migrar para o Novo Plano de Carreira Docente e para novos contratados a partir de 01/07/2019.
Progressão:
Promoção:
III – Da classe de “Professor Adjunto” para a classe de “Professor Titular”, cumulativamente:
a) título de Doutor;
b) atendimento às condições constantes nos Instrumentos de Avaliação contidos em Editais Internos Específicos publicados anualmente;
c) no mínimo 6 (seis) semestres de efetivo exercício na classe de Professor Adjunto d) aprovação por banca em defesa de trabalho acadêmico inédito.
II – Da classe de “Professor Assistente” para o nível I da classe de “Professor Adjunto”, cumulativamente:
a) título de Doutor;
b) atendimento às condições constantes nos Instrumentos de Avaliação contidos em Editais Internos Específicos publicados anualmente;
c) no mínimo 2 (dois) semestres de efetivo exercício na classe de Professor Assistente.
I – Da classe de “Professor Auxiliar de Ensino” para o nível I da classe de “Professor Assistente”, cumulativamente:
a) título de Mestre;
b) atendimento às condições constantes nos Instrumentos de Avaliação contidos em Editais Internos Específicos publicados anualmente;
c) no mínimo 2 (dois) semestres de efetivo exercício na classe de Professor Auxiliar de Ensino.
Para professores que optaram por permanecer no Plano de Carreira Antigo
Progressão: A progressão de um nível para outro, dentro da mesma classe, ocorrerá a cada dois anos, no mês de dezembro, com base na avaliação de desempenho docente positiva do ano anterior, abrangendo todos os professores que tiverem cumprido mais de um biênio de prestação de serviços prestados.
Promoção: No mês de maio de cada ano o corpo docente integrante do Quadro da Carreira Docente da PUCPR terá a promoção de uma classe para o novel inicial da classe seguinte, desde que haja avaliação positiva do desempenho docente, a existência de vaga e a obediência aos seguintes requisitos:
III – Para a classe de Professor Titular:
a) Esta classe estará limitada a 15% do total de docentes de cada uma das Escolas da PUCPR;
b) Os Professores Adjuntos, portadores do título de Doutor, que tenham apresentado avaliação positiva de desempenho no exercício anterior à data da promoção, e desde que tenham, no mínimo, três anos de efetivo exercício nesta classe junto à PUCPR;
c) Os Professores Adjuntos deverão apresentar e defender um trabalho acadêmico inédito, elaborado especificamente para o processo de promoção.
II – Para a classe de Professor Adjunto:
a) Esta classe estará limitada a 35% do total de docentes de cada uma das escolas da PUCPR;
b) Professores Assistentes, portadores do título de Doutor e que tenham apresentado avaliação positiva de desempenho no exercício anterior à data da promoção e com no mínimo 1 (um) ano de efetivo exercício junto à PUCPR;
c) Professores Assistentes portadores do título de Mestre e que contarem com o tempo mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício junto à PUCPR, que obtiveram Avaliações de Desempenho Positivas em pelo menos 3 (três) anos dentre os 5 (cinco) últimos anos em que ocorreram avaliações e desde que não tenham apresentado baixo desempenho por 2 (dois) anos consecutivos;
d) Professores Assistentes, independente da titulação, que tiverem o tempo mínimo de 10 (dez) anos de efetivo exercício junto à PUCPR, que obtiveram Avaliações de Desempenho Positivas em pelo menos 6 (seis) anos dentre os 10 (dez) últimos anos em que ocorreram avaliações e desde que não tenham apresentado baixo desempenho por 2 (dois) anos consecutivos;
e) Para as promoções realizadas antes de se completarem 5 (cinco) ou 10 (dez) avaliações funcionais, os Professores Assistentes que contarem com o tempo mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício junto à PUCPR e o título de mestre e para aqueles que contarem com 10 (anos) de exercício junto à PUCPR independente da titulação, e que obtiveram, respectivamente, 3 (três) Avaliações de Desempenho Positivas consecutivas ou 6 (seis) Avaliações de Desempenho Positivas consecutivas em todas aquelas realizadas até a data da promoção.
I – Para a classe de Professor Assistente:
a) Esta classe estará limitada a 40% do total de docentes de cada uma das Escolas da PUC;
b) Professores Auxiliares de Ensino portadores do título de Mestre ou Doutor, com avaliação positiva de desempenho no exercício anterior à data da promoção e com no mínimo 1 (um) ano de efetivo exercício junto à PUCPR;
c) Professores Auxiliares de Ensino que contarem com o tempo mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício junto à PUCPR, independente da titulação, que obtiveram Avaliações de Desempenho Positivas em pelo menos 3 (três) anos dentre os 5 (cinco) últimos anos em que ocorreram avaliações e desde que não tenham apresentado baixo desempenho por 2 (dois) anos consecutivos;
d) Para as promoções realizadas antes de se completarem 5 (cinco) avaliações funcionais, os Professores Auxiliares de Ensino que contarem com o tempo mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício junto à PUCPR, independente da titulação, e que obtiveram 3 (três) Avaliações de Desempenho Positivas consecutivas em todas aquelas realizadas até a data da promoção.