O professor da PUCPR pode contar com uma estrutura de suporte tecnológico e pedagógico à sua atividade docente, que inclui:
O CrEAre (Centro de Ensino e Aprendizagem) é um núcleo de assessoria ao ensino que se caracteriza como um espaço de apoio, cooperação e interação entre os professores para criação, desenvolvimento e difusão de metodologias para a aprendizagem ativa.
Cabe ao CrEAre coordenar o processo de formação docente e acompanhar e incentivar práticas pedagógicas que estimulem o protagonismo dos estudantes no desenvolvimento de competências para a sua atuação na sociedade.
A CTE é uma área de apoio à Assessoria para EaD, responsável pelo desenvolvimento de propostas metodológicas de projetos para essa modalidade, bem como pela elaboração das disciplinas on-line e híbridas que a compõem e demais projetos que envolvem a virtualização dos processos educativos.
Além disso, tem sua atuação voltada ao corpo docente da PUCPR, oferecendo suporte na utilização de recursos tecnológicos e na produção de materiais, cursos e atividades acadêmicas alinhados às estratégias de ensino, com o intuito de potencializar o processo de aprendizagem por meio de tecnologias.
Nesse sentido, está em constante atualização sobre recursos educacionais digitais, pesquisando e difundindo meios inovadores para a educação, para os momentos presenciais, de ensino híbrido ou a distância. Assim, além de elaborar conteúdos em parceria com os professores, oferece formações docentes sobre ferramentas que auxiliam no uso da tecnologia em sala de aula, para que eles possam manter suas atividades em contínua evolução, conscientes de que estão fundamentados.
Em permanente busca pelas melhores alternativas de aprendizagem, a CTE administra e oferece suporte no uso do ambiente virtual de aprendizagem na universidade, além de acompanhar a implementação de outros recursos tecnológicos e reunir dados de utilização, gerando relatórios que embasam a tomada de decisões institucionais.
Ambiente Virtual
O ambiente virtual da PUCPR, possibilita aos professores diversos meios para disponibilizar conteúdos e atividades e vem ao encontro das necessidades da instituição, facilitando a integração de novas metodologias educacionais. Oferece, também, recursos que permitem maior interação entre estudantes e docentes, mesmo em momentos extraclasse, além de favorecer a autonomia dos discentes no processo de aprendizagem, sendo de fácil acesso e contando com aplicativo para smartphones, o Canvas Student.
Como tirar dúvidas sobre o uso do ambiente?
Pensando em manter os professores constantemente informados sobre as melhores práticas de utilização das ferramentas do Ambiente Virtual e sugerir eventuais recursos tecnológicos que possam contribuir no processo de ensino-aprendizagem, a Coordenadoria de Tecnologias Educacionais (CTE) deixou disponível no menu de ajuda uma área com os tutoriais para que o professor possa efetivamente desenvolver seus conteúdos dentro das salas virtuais. Este espaço contempla:
Para conferir isso e muito mais, acesse o AVA, com seu e-mail institucional e senha de rede, e explore as possibilidades de um ambiente virtual de aprendizagem presente nas melhores e maiores universidades do mundo.
Desenvolvido pelo Comitê de Inovação na Graduação, o Plano de Desenvolvimento da Graduação – PDG – é um compromisso institucional com diretrizes, metas e estratégias que levarão o ensino de graduação ao patamar de excelência almejado para 2022. Fundamenta as mais diversas iniciativas de inovação que vem sendo tomadas em toda a Universidade. O Plano é desdobrado em cada Câmpus, Escola e Curso em roadmaps que respeitam as iniciativas individuais que mais fazem sentido para cada unidade de gestão, mas que levam a objetivos comuns institucionais. Acesse aqui o documento completo
A PUCPR convida seus professores a participarem da inovação nos processos de ensino e aprendizagem, necessária para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea e que nos levará a realizar os sonhos que temos para o futuro da nossa instituição. A ressignificação do ethos universitário envolve toda a comunidade acadêmica e deve se fundamentar em princípios que orientem as ações educativas e de gestão. São eles: Autonomia; Dedicação; Cooperação; Honestidade, Senso Crítico.
Os Princípios Orientadores dos Processos de Ensino e Aprendizagem são resultado das discussões realizadas no primeiro semestre de 2014 no Comitê de Inovação na Graduação* da PUCPR. Os primeiros debates a respeito foram realizados com o corpo docente, no segundo semestre de 2014. Ao longo de 2015 os estudantes também foram envolvidos nesta discussão, em cinco eventos que trouxeram pessoas reconhecidas no cenário nacional por aplicarem algum dos princípios fortemente nas suas vidas. De 2016 em diante, os princípios passaram a ser discutidos nas oficinas de formação docente e em eventos com os estudantes, como oficinas e semanas acadêmicas.
Cada professor precisa pensar suas práticas educativas tomando os princípios como base e discutir com os estudantes sobre o seu papel de protagonista na própria aprendizagem. Materiais sobre cada um dos princípios, sob o ponto de vista do professor e do estudante, podem ser acessados nesta página. A publicação completa traz perguntas que cada pessoa pode se fazer se quiser analisar o alinhamento das suas ações aos princípios orientadores.
*O Comitê de Inovação da graduação é composto por pró-reitores, diretores da pró-reitoria de graduação, decanos das escolas, diretores dos Câmpus fora de sede, um estudante e dois professores da área de educação.
O PUC Acolhe é um setor de apoio estudantil dedicado ao acolhimento de todos os acadêmicos da PUCPR com propósito de promover aprendizagem, saúde integral, inclusão, garantia de direitos e proteção social.