Confira os principais Rankings em que a PUCPR está presente e descubra porque somos a melhor!
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é a melhor universidade privada do Paraná e a 3ª melhor universidade privada do País, segundo o levantamento mundial Times Higher Education World University Rankings 2025, um dos mais importantes rankings do mundo em relação ao ensino superior. O ranking classificou 2.092 universidades em 115 países e avalia por meio de 18 indicadores de desempenho, divididos em cinco grandes áreas que são: Ensino, Ambiente de Pesquisa, Qualidade em Pesquisa, Indústria e Panorama Internacional.
Novamente, a PUCPR é destaque entre as Universidades Mundiais. Sua primeira aparição no ranking foi em 2021 e agora ocupa lugar de destaque entre as Universidades brasileiras. Entre as 1500 universidades mundiais e 35 universidades brasileiras, A PUCPR conquista sua posição como a única universidade privada do Paraná e entre as 7 melhores universidades privadas do País.
O Times Higher Education World University Rankings 2024 inclui mais de 1.900 universidades em 108 países e territórios, tornando-as o maior e mais diversificado ranking de universidades até hoje. Baseando-se em 18 indicadores que medem o desempenho de uma instituição em quatro áreas: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.
O THE Impact Rankings é o ranking mundial de desempenho que avaliam as universidades em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Baseando-se em quatro grandes áreas: pesquisa, administração, alcance e ensino. Em 2023, 1705 Instituições de Ensino Superior de 115 países foram classificadas.
O Times Higher Education World University Rankings 2022 inclui mais de 1.600 universidades em 99 países e territórios, tornando-as o maior e mais diversificado ranking de universidades até hoje. Baseando-se em 13 indicadores que medem o desempenho de uma instituição em quatro áreas: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.
O Times Higher Education Emerging Economies University Rankings 2022 inclui apenas instituições em países classificados pelo Grupo FTSE da Bolsa de Valores de Londres como “emergentes avançados”, “emergentes secundários” ou “fronteira”. Os rankings usam os mesmos 13 indicadores de desempenho do THE World University Rankings para julgar as instituições em seu ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional. No entanto, eles têm pesos diferentes para refletir as prioridades de desenvolvimento das universidades nas economias emergentes.
Este ranking é elaborado anualmente pela Times Higher Education (THE) World University Rankings, organização que realiza a classificação internacional de universidades. No caso do Latin America University Rankings, a lista apresenta as melhores universidades da América Latina e Caribe, avaliando padrões de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.
Em 2023 foram ranqueadas 197 universidades em 15 países da América Latina. O Brasil é o país com mais universidades listadas, tendo 67 nomes.