Reitoria

Reitoria - 15 out 2024

Carta às Educadoras e Educadores Maristas

Confira a mensagem do Reitor, Ir. Rogério Renato Mateucci, à comunidade acadêmica

Prezadas educadoras maristas, prezados educadores maristas,

Todos sabemos que a palavra eucaristia significa “ação de graças”. Celebrar a Eucaristia é agradecer ao Pai o fato de sermos filhas e filhos em seu Filho Jesus.

Nesta Eucaristia celebrada louvamos o Pai porque reconhecemos que Jesus Cristo é aquele que nos ensina o jeito de seu Pai e, portanto, é, também, Educador. E nesta Eucaristia meu coração se enche de gratidão pelo fato de participarmos da missão educativa de Jesus e de sua Igreja. Em Jesus, somos todas educadoras, todos educadores. Assim, meu coração é profundamente grato por cada uma de vocês, por cada um de vocês por essa vida de dedicação e amor à educação, por cada sorriso que acalenta, por cada olhar que ilumina a jornada de nossos estudantes, pelos enfrentamentos da vida que trazem mais vida, pela fé inabalável no poder transformador do conhecimento.

Tantas vezes ouvi o hino da PUCPR (com letra de Geraldo Mattos e música do Irmão Ático Rubini) e confesso que, a cada audição, um novo sentimento de gratidão brota de meu coração. Gratidão por ser chamado a atuar na missão marista cercado de milhares de “Gente Boa”, como vocês.

Neste ano de 2024, na celebração dos 65 anos de nossa Universidade, uma afirmação de nosso hino chamou-me a atenção: “Valorosos alunos da vida que fazemos agora o porvir, este lema há de guiar nossa lida: Aprender e depois repartir”. Aprender e depois repartir… sim, esse é o nosso lema. Aprender para repartir, e não só o conhecimento, mas a esperança, o cuidado, o amor ao próximo. É isso que fazemos aqui, juntos.

Na verdade, vocês, queridas educadoras, queridos educadores são esses “valorosos alunos da vida” de que o hino fala. Sim, a verdadeira educadora, o verdadeiro educador é aquela, é aquele que se deixa aprender; o educador é alguém que ensina e é, também, “ensinável”. Educadores são aqueles que aprendem todos os dias com a experiência, com o outro, com o desafio de ensinar, e que repartem, não apenas o saber, mas a vida. Como a missão da PUCPR nos convida, somos chamados a formar “Gente Boa”. Vocês têm sido esse solo fértil onde a missão marista floresce, onde cada estudante encontra um guia, um amigo, um mestre que não apenas ensina, mas que partilha a sua vida.

Neste dia, celebramos não apenas a nossa história, mas o futuro que vocês, com suas mãos e corações, estão a construir. Porque, no fim, aprender e repartir é o que nos torna verdadeiramente humanos, é o que nos conecta à missão de educar. Que o Deus da Vida continue a abençoar cada um de vocês e que o hino que tanto amamos continue ecoando em nossas almas, lembrando-nos da beleza e da profundidade de nossa vocação. Que nossa missão educativa seja a encarnação do que o Apóstolo Paulo nos indicou na primeira leitura: “Com efeito, em Jesus Cristo, o que vale é a fé agindo pelo amor”. Que nossas vidas sejam o amor exteriorizado mediante o processo da educação.

Muito obrigado por serem, todos os dias, essa inspiração viva de nossa missão marista! Deus abençoe a todos nós!

Ir. Rogério Renato Mateucci
Reitor da PUCPR