4 dicas para você não se atrasar no dia do Vestibular de Inverno da PUCPR
Todo ano é a mesma coisa: no dia do vestibular, logo após os portões se fecharem, diversos candidatos atrasados imploram para os seguranças deixarem eles entrarem, mas já é tarde demais..
Os motivos que fazem alguém perder a hora em um dia tão importante quanto esse são vários, mas por mais legítimos que sejam, não fazem o estudante que passou o ano inteiro se dedicando para essa prova conseguir ao menos fazê-la. As regras existem para serem cumpridas, certo?
Portanto, se você não quer ter seus 15 minutos de fama por ser um dos atrasados deste ano, o melhor a fazer é seguir estas dicas:
– Certifique-se dos horários e planeje-se
Vamos usar como exemplo a prova do Vestibular de Inverno da PUCPR, que acontece no domingo (27).
As portas de acesso aos locais de provas estarão abertas a partir das 7h30 para o curso de Medicina, e das 13h30 para os demais cursos e Medicina.
Ou seja, na teoria, você pode chegar até às 14h10 no seu local de prova. Porém, na prática, o ideal é que você se programe para chegar às 13h30, horário de abertura dos portões. Assim, você não só garante que não ficará de fora, como também tem tempo suficiente para encontrar sua sala, seu lugar, conseguir relaxar etc. A mesma regra vale para o pessoal de Medicina, que já começará as provas no horário da manhã. Programe-se para chegar no horário de abertura dos portões, às 7h30.
– Separe o material da prova no dia anterior
Você precisa levar os seguintes materiais: documento oficial de identificação, ensalamento, caneta esferográfica com tinta azul ou preta, lápis e borracha. Não é muita coisa, mas se você deixar para juntar tudo isso na hora de sair de casa, pode acabar tendo minutos de tensão tentando encontrar o ensalamento que você tinha certeza que tinha deixado em cima da mesa da sala!
Contornar esse possível problema é muito simples. Basta, na noite anterior, reunir todos esses materiais e deixar dentro da pasta que você vai levar no dia seguinte.
– Verifique seu ensalamento – e imprima-o com antecedência
Como você viu no item anterior, o ensalamento impresso é um dos itens que não podem faltar na pastinha que você vai levar no dia da prova da PUCPR. Ele está disponível na Área do Candidato. Não deixe para imprimi-lo no sábado à noite. Vai que a impressora está sem tinta e você não consegue encontrar um lugar para comprar um cartucho novo? Faça isso o quanto antes!
– Prepare-se para ter que mudar seus planos de transporte, caso seja necessário
Exemplo: seu pai ia te levar, mas aconteceu um imprevisto e não vai poder mais. Ok, você pega carona com a vizinha, que vai fazer a prova no mesmo lugar. A vizinha achou que você não ia precisar de carona e acabou dormindo na casa dos avós. Ok, você pode ir de ônibus – e tem que sair 15 minutos antes do que imaginava (para chegar no horário da abertura dos portões, claro). O ônibus quebrou no meio do caminho. Ok, tem que esperar o próximo, ainda dá tempo. O próximo não veio. Ok, você pega um táxi.
Essa linha de raciocínio não pode ser decidida no dia da prova, pois pode gerar estresse e muita frustração – o que pode prejudicar o seu desempenho. Portanto, imagine os cenários mais catastróficos possíveis previamente e prepare-se para eles (levando dinheiro suficiente para ter que pagar por um meio de transporte diferente, se for preciso, por exemplo). Nunca se sabe quando será preciso partir para os planos B, C, D.
Não tem por que atrasar, não é mesmo?