Profissionais plurais: quem são e por que o mercado precisa deles
Concorrência, muitas pessoas e poucas vagas. É bastante comum nos depararmos com esse cenário competitivo nas mais variadas profissões, tendo em vista que diversos estudantes e profissionais entram no mercado de trabalho diariamente, todos em busca de uma boa colocação. Por isso, cada vez mais as empresas estão aumentando o grau de exigência dos contratados, passando a procurar por profissionais plurais para completar seu quadro de colaboradores.
Mas quem são esses profissionais plurais?
Antigamente, falava-se que as empresas precisavam de profissionais multidisciplinares, cada um com sua diferente especialidade e habilidade. Isso é: ser especializado em uma determinada área já bastava para garantir um bom emprego. Hoje, os multidisciplinares se complementam com os interdisciplinares, especialistas com competências não somente na área de atuação, mas com disposição e aptidões para auxiliar em outras necessidades da empresa. São aqueles que entendem (e bem) de muitos assuntos, sabe?
As constantes mudanças no meio corporativo, assim como a competitividade que citamos anteriormente, exigem cada vez mais desses profissionais plurais, com diversas habilidades e competências. Essas pessoas estarão sempre prontas para assumirem suas responsabilidades, além de serem mais preparadas para qualquer imprevisto ou mudança.
“Puxa, mas para ser um profissional plural eu tenho que estudar muito, certo?” Certo! É preciso ser flexível e estar atento às novidades, principalmente no segmento em que você deseja trabalhar. Isso é fundamental!
Definida a sua especialidade, saiba quais são as habilidades complementares que você tem e que podem ser úteis na área escolhida e mantenha-se sempre atualizado em tudo o que rola. Aprender coisas novas também ajuda a ampliar o leque de conhecimento: invista nisso e com certeza você será um profissional reconhecido!