Você sabe o que faz o profissional de Big Data e Inteligência Analítica?
Você já parou para pensar no que faz o profissional de Big Data e Inteligência Analítica? Não?
Bom, nós convidamos o coordenador do curso tecnólogo de Big Data e Inteligência Analítica Altair Olivo Santin para esclarecer todas suas dúvidas sobre a profissão. Ficou curioso? Olha só o que ele nos respondeu:
O que este profissional faz?
Ele é capaz de administrar grandes volumes de dados, considerando segurança, privacidade e velocidade. O curso habilita o profissional a avaliar tecnologias de processamento de informações no emprego de inteligência analítica voltados à Big Data, visando ao apoio de tomadas de decisão.
O profissional de tecnologia de big data e inteligência analítica atua no mercado de análise de dados, que pode ser tanto de clientes ou usuários, quanto das próprias empresas (entidade). Isto significa que a análise pode explorar nichos de mercado ou os próprios processos e serviços oferecidos por uma empresa (entidade). Os desafios são crescentes já que a quantidade e velocidade com que os conteúdos são produzidos exige que as técnicas inteligentes de análise dos dados e descoberta de conhecimento sejam aprimoradas constantemente. Além disto, há desafios importantes com relação ao processamento do volume e diversidade dos dados, assim como necessidade de segurança e privacidade.
Qual a área de atuação do profissional?
As opções para o graduado são amplas e as possibilidades de atuação são as mais variadas possíveis, pois onde há tecnologia da informação e comunicação há possiblidade de atuação deste profissional. Mais especificamente, ele é capaz de administrar grandes volumes de dados, considerando segurança, privacidade e velocidade, e avalia tecnologias de processamento de informações no emprego de inteligência analítica voltados à Big Data, ajudando as tomadas de decisão.
Como é o mercado de Big Data e Inteligência Analítica?
O mercado de tecnologia da informação e comunicação (TIC) é bastante competitivo e abrange todas as áreas do conhecimento, em ambiente público ou privado, civil ou militar. Atualmente, vivenciamos a produção de uma quantidade fantástica de conteúdo na área de TIC, disponibilizados das mais diversas formas (áudio, vídeo, texto, imagens). Estes conteúdos são produzidos em tempo real ou arquivados, mas não seguem necessariamente um formato padrão de estruturação. Assim, processar os conteúdos para usá-los na tomada de decisão na área de TIC não é uma atividade simples, pois exige infraestrutura de processamento robusta e estratégia adequada para obter o que se busca de forma que possa ser usada em tempo.
Como este profissional se destaca no mercado?
Neste cenário, dominar as tecnologias para processamento de grandes volumes de dados e aplicar as técnicas inteligentes de análise destes conteúdos (dados estruturados ou não) para extração de conhecimento se tornam um diferencial competitivo importante no mercado de TIC.
Ficou interessado? Acesse a página do curso e veja todas as informações.