Estudante do PPGD conquista doutorado com dupla titulação
Aprovado com nota máxima, Luciano é o primeiro do Programa de Pós-Graduação em Direito a conquistar um diploma duplo
Luciano Elias Reis foi doutorando do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da PUCPR e partiu para a Espanha em busca de uma dupla titulação. Depois de 6 meses estudando e fazendo estágio na Universitat Rovira i Virgile (URV), sediada em Tarragona, na Espanha, ele foi aprovado com nota máxima e receberá um diploma pela PUCPR e pela universidade espanhola.
Esta é a primeira vez que um doutorando do PPGD conquista um diploma duplo, mas outros devem acompanhá-lo nesta conquista nos próximos meses, já que o programa tem outros estudantes em mobilidade.
Luciano escolheu como tema para sua pesquisa “O dever do Estado Brasileiro usar as licitações e as contratações públicas para a promoção da ciência, tecnologia e inovação nacional”, e foi orientado pelo Prof. Dr. Emerson Gabardo, que compõe o corpo docente do PPGD PUCPR qualificado com conceito 6 pela Capes.
Internacionalização é estratégica
O convênio que permitiu a Luciano a dupla titulação foi assinado pelos reitores da PUCPR e da URV em 2019, e concede ao estudante um diploma de doutor válido para todos os fins tanto no Brasil quanto na Espanha, sem qualquer necessidade de revalidação. A Universitat Rovira i Virgili já é parceira da PUCPR há cinco anos, com convênios firmados em outras modalidades.
A internacionalização é uma parte estratégica do PPGD da Universidade, e além da URV conta, ainda, com convênios semelhantes em instituições como a Université Paris I, em Sorbonne, na França, e a Universidad Externado de Colombia, sediada na Colômbia. Atualmente, o programa tem estudantes em período de estágio em todas elas.