Notícias

Notícias - 27 nov 2018

Segunda graduação: veja por que as pessoas têm optado por ela

O diploma de uma graduação de ensino superior pode ser chave do seu sucesso profissional. Com a escolha de uma boa universidade, dedicação e busca pelas melhores vagas, os estudantes têm a possibilidade de sair da colação de grau com ótimas perspectivas com relação ao futuro. Ainda assim, muitas vezes os trabalhadores acabam voltando para a universidade em busca de uma segunda graduação.

Existem diversos motivos para sair da cadeira do escritório e voltar para a carteira da sala de aula. Pode ser a busca por uma melhor vaga, a abrangência do conhecimento ou até a realização de um sonho antigo que não foi possível no início da vida adulta.

Independentemente da motivação, a segunda graduação é uma realidade no país e no mundo. Mas por que as pessoas têm buscado por ela e quais as vantagens que uma nova diplomação pode proporcionar?

Para ajudar você a entender e decidir se essa é uma chance que você deve agarrar, preparamos esse material com as principais informações a respeito da segunda graduação. Quer saber mais? Confira!

O que leva alguém a optar por uma segunda graduação?

Ampliação do conhecimento na área de atuação

Muitos profissionais graduados veem uma oportunidade de melhorar sua colocação na área em que atuam. Isso pode acontecer por meio de cursos rápidos, especializações ou, de forma mais aprofundada, uma segunda graduação.

Imagine um jornalista que trabalha na roteirização de objetos educacionais, por exemplo. Ele pode se beneficiar muito ao ingressar no curso de Pedagogia. Isso abriria as portas e as chances de uma promoção aumentariam significativamente. Ele não mais atuaria só no setor de comunicação, mas poderia liderar toda uma equipe de educadores e comunicadores.

O mesmo valeria para um graduado em Serviços Sociais que decide cursar Psicologia para melhorar suas abordagens e ampliar seus conhecimentos no resgate a pessoas em vulnerabilidade.

Um arquiteto também pode optar por ter um segundo diploma em Engenharia Civil e oferecer serviços ainda mais completos!

Essas são questões reais e que definitivamente impactam na ampliação do conhecimento. Em resumo, quanto mais o profissional sabe a respeito de áreas correlatas às da sua formação, mais ele pode oferecer e mais próximo ele está do sucesso profissional.

Insatisfação com a carreira

A maioria dos profissionais de sucesso do mercado tiveram que escolher suas carreiras aos 17 ou 18 anos. Além da imaturidade natural do final da adolescência, muitos jovens escolheram seus cursos por não se verem longe da trajetória dos pais, por buscarem uma área promissora sem analisar as peculiaridades do curso ou por não levarem em conta as suas próprias habilidades. Não importa o motivo, mas é seguro falar que a insatisfação com a vida profissional existe e pode minar a motivação de uma pessoa.

Nesse contexto, muitas pessoas buscam uma segunda graduação por se sentirem mais preparadas e maduras para arcar com as escolhas profissionais.

Essas pessoas, em vez de abraçarem as frustrações, aceitaram a máxima de que nenhum conhecimento é perdido e foram em busca de cursos e áreas profissionais que mais se encaixam às suas ambições, habilidades e gostos.

A vantagem disso é que o profissional será mais completo por já ter passado por uma graduação anterior e poderá usar seus conhecimentos para uma nova carreira. O recomeço, em vez de assustar, é a pílula motivacional que faltava para um giro de 180 graus na vida e na profissão.

Segunda graduação como opção de lazer

Vamos combinar: aprender é uma delícia e as experiências de uma universidade são inesquecíveis. A vida no câmpus, os novos amigos e o contato com professores de renome são extremamente produtivos e prazerosos. Somando esses fatores à vontade que uma pessoa tem de cursar uma graduação que desperte seus interesses, temos a segunda graduação como a melhor opção.

Por mais satisfeito que um profissional esteja em sua carreira, sempre surgem reflexões a respeito de como seria legal graduar-se em Psicologia, Direito, Design, Jornalismo, entre centenas de opções de cursos.

Se você já se pegou pensando a respeito de uma área que lhe dá prazer aprender, a segunda graduação pode ser a escolha certa.

Entender o estudo como hobby, além de facilitar na hora de experienciar os desafios de uma graduação, ajuda na satisfação pessoal e pode complementar sua carreira – por mais distantes que as áreas estejam uma da outra.

Realização pessoal

Você já deve ter conversado com alguém que sonhava com um diploma diferente do que aquele que está na gaveta, não é mesmo? E essa situação é muito comum.

Muitas vezes, na hora de escolher a faculdade que vai cursar, o vestibulando é influenciado por familiares e amigos que não veem futuro em uma profissão e, confuso, ele acaba optando por algo mais promissor. Felizmente o mundo é cíclico e as mudanças das graduações acompanham as mudanças sociais e políticas, ou seja, uma boa universidade prepara profissionais capacitados para serem bem sucedidos em todas as áreas.

A segunda graduação, portanto, vem para a realização de um sonho e por uma vontade de seguir seu coração e seus anseios.

Uma situação assim reflete positivamente na vida pessoal e profissional, e o primeiro diploma não é visto mais como uma frustração ou como agente causador da insatisfação. Pelo contrário: percebe-se que foi necessário um tempo para amadurecimento e que todo conhecimento é válido.

Se você passou por isso e sonha com uma graduação, a dica é entender que nunca é tarde e que as oportunidades existem para serem experienciadas.

Quais as vantagens da segunda graduação?

Facilidade na hora de cursar

Quem opta pela segunda graduação conduz mais tranquilamente os “perrengues” de uma faculdade. Além de entender a dinâmica de estudo de uma universidade, o graduando veterano consegue ver os desafios de forma mais positiva, influenciando, também, seus colegas de curso.

A facilidade também vem por meio do aproveitamento de disciplinas, quando existem matérias correlatas. Isso faz com que o curso flua mais facilmente e que exista mais tempo para as obrigações profissionais e pessoais do estudante.

Mais chances de acertar na profissão

Se você está em uma profissão com a qual não se identifica, a segunda graduação pode vir como uma chance de se realizar profissionalmente.

Além de possibilitar que você mude de carreira, a segunda graduação pode agir como uma extensão dos seus conhecimentos, proporcionando uma vida profissional mais abrangente e promissora.

Ingresso facilitado

Por mais prazerosa que seja a vida universitária, o vestibular pode ser bastante estressante, não é mesmo? A boa notícia é que o estudante que já tem diploma pode ingressar na universidade por meio de uma simples análise do documento anterior, não necessitando da aprovação no vestibular, o que facilita o acesso ao curso que deseja.

A segunda graduação é uma realidade e vem trazendo ótimas oportunidades aos estudantes. Além da realização pessoal, o interessado pode aumentar as chances de sucesso e até disputar melhores salários.

Se você se interessar pelo reingresso, basta entrar em contato para tirar dúvidas ou marcar um horário para apresentar os documentos oficiais exigidos. A resposta costuma ser bastante rápida e depende do número de vagas disponíveis.

A Segunda Graduação da PUCPR pode ser uma boa escolha para você que não quer parar de crescer: além de não precisar fazer outro vestibular, você tem até 30% de desconto no valor do segundo curso*. Quer saber mais sobre o assunto? Acesse aqui e saiba como se inscrever no curso dos seus sonhos!

*Desconto válido para egressos da PUCPR. Graduados em outras IES têm 20% de desconto.

Quero cursar uma segunda graduação