O Que é?

A Orquestra Experimental da PUCPR é um grupo de música instrumental, formado por estudantes dos cursos de graduação da PUCPR e músicos da comunidade local, cujo objetivo é proporcionar, por meio da prática de conjunto, o desenvolvimento de talentos na interpretação dos mais variados gêneros musicais. Tem como foco, sempre com arranjos próprios, a exploração do repertório popular universal. Rock, MPB e trilhas sonoras de filmes e séries de TV, são exemplos relevantes dos gêneros presentes em seu repertório.

Todo estudante da PUCPR que ainda tenha mais de um semestre a cursar na instituição pode participar da ORQUESTRA EXPERIMENTAL DA PUCPR. Anualmente ou semestralmente, são abertos processos seletivos para a participação de alunos e alunas da graduação. Durante a sua permanência no Grupo, a exemplo do que ocorre no TANAHORA e no Coral Champagnat, o participante recebe uma bolsa estímulo em forma de desconto na sua mensalidade.

Saiba mais sobre como se tornar um artista bolsista da PUCPR?

Histórico

A PUCPR tem fomentado a música instrumental há quase três décadas. Como exemplos, temos a criação do Quarteto de Cordas da PUCPR,em 1993, e da Orquestra de Câmara da PUCPR, em 1999. Visto que esses grupos mantêm uma organização estritamente profissional, a Orquestra Experimental foi concebida para, além de estreitar a relação da instituição com seus talentos internos, suprir a demanda do novo curso de música da PUC por um projeto musical didático de alta qualidade, também acessível a alunos de outros cursos.

O debute da orquestra, ainda sem nome, aconteceu com um concerto informal na Biblioteca da PUCPR, realizado em outubro de 2012 por um grupo de aproximadamente vinte pessoas formado por estudantes, professores e músicos convidados. Este concerto teve produção artística, regência e arranjos do professor Marcos De Lazzari, que continuou seu envolvimento no projeto nas funções de produtor e spalla da orquestra.

A partir de 2013, já então sob a direção do maestro Aramis Mendes, a orquestra tem dado preferência ao formato temático, tendo como destaques os concertos “Trilhas Inesquecíveis do Cinema” (2015), “Rock in PUC” (2016), “Mistura Brasileira” (2017) e “Música em Cena” (2018), que contou com 57 artistas no palco.