A criação das profissões

Foto: João Borges. Acervo PUCPR.

A Biblioteca Central da PUCPR foi construída para ser a edificação mais importante e frequentada do câmpus. Por meio dos vitrais artísticos busca ensinar pelo olhar, compreendendo a arte como um meio de educar. Concebidos por renomados artistas, os vitrais coloridos favorecem o estudo, a interiorização e o bem-estar. No primeiro andar está concretizado o vitral “A criação das profissões”, de Abrão Assad com execução de Adoaldo Lenzi.

O ponto de partida do vitral é o evangelho de São João: “Principio, erat verbum”.  O seguimento tem a assinatura gráfica de Abrão Assad em forma de pássaro.  Na segunda metade, a águia representa São João, o evangelista intelectual, místico e teólogo “et verbum erat apud Deum- et Deo erat Verbum”.

Foto: João Borges. Acervo PUCPR.

Na sequência, Leonardo Da Vinci divide momentos da história. De um lado, era acqua e terra ignis e homo faber; de outro, homo sapiens e homo ludens. Depois videre, agere, facere-vacare, que significa chamar, marcam a presença de alunos da PUCPR com símbolos de diferentes áreas do conhecimento, fixados no peito das faixas aclamando por prudência, fortaleza, esperança e justiça (embaixo), e na parte superior inteligência, vontade e liberdade.

Foto: João Borges. Acervo PUCPR.

Na primeira parte do terceiro segmento, enaltece a arte por meio da arquitetura, das artes plásticas, da música e da dança.

Foto: João Borges. Acervo PUCPR.

Na segunda metade, a ciência é representada pela fórmula Emc², de Albert Einstein e pela estrutura molecular, sendo contemplado também o espaço.

Foto: João Borges. Acervo PUCPR.

No quarto segmento é ilustrado o laboro ligado à agricultura, ao comércio e à indústria. O vitral também contempla diferentes pontos de Curitiba cujos projetos são assinados por Abrão Assad como o Jardim Botânico, Rua 24 Horas e a Estação Tubo, este último, em parceria com Jaime Lerner e Carlos Ceneviva.

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Estudos para composição do vitral por Abrão Assad. Foto e acervo Abrão Assad.

Estudos para composição do vitral por Abrão Assad. Foto e acervo Abrão Assad.

Estudos para composição do vitral por Abrão Assad. Foto e acervo Abrão Assad.

Estudos para composição do vitral por Abrão Assad. Foto e acervo Abrão Assad.

Estudos para composição do vitral por Abrão Assad. Foto e acervo Abrão Assad.

Estudos para composição do vitral por Abrão Assad. Foto e acervo Abrão Assad.

Estudos para composição do vitral por Abrão Assad. Foto e acervo Abrão Assad.

Estudos para composição do vitral por Abrão Assad. Foto e acervo Abrão Assad.

Estudos para composição do vitral por Abrão Assad. Foto e acervo Abrão Assad.

Estudos para composição do vitral por Abrão Assad. Foto e acervo Abrão Assad.

Estudos para composição do vitral por Abrão Assad. Foto e acervo Abrão Assad.

Estudos para composição do vitral por Abrão Assad. Foto e acervo Abrão Assad.

  • Curitiba,PR (1940)
  • Arquiteto, urbanista, designer, pintor e escultor

Autor de relevantes projetos nacionais e internacionais, Abrão Anis Assad tem a originalidade e a forma como matéria-prima. Graduado em Economia e Arquitetura pela UFPR, estudou Escultura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná com Erbo Stenzel entre 1959 e 1962. Lecionou escultura e modelagem no Curso de Arte e Educação do Museu Alfredo Andersen e foi diretor do Centro de Criatividade de Curitiba. Criador das obras urbanísticas mais emblemáticas na capital paranaense, na década de 1970 assinou projetos como o Plano Massa Avenida Cândido de Abreu, Centro Cívico de Curitiba e o Plano de legislação e estruturação urbana de Curitiba. É de autoria de Assad o design do Mobiliário Urbano de Curitiba: Estação Tubo, Jardim Botânico, Rua 24 Horas, bem como a revitalização do Paço SESC da Liberdade, Teatro Paiol, dentre outros projetos delineados e edificados por este na capital paranaense. Premiado por instituições nacionais e internacionais como o Instituto de Arquitetos do Paraná, Edifício Sede da Petrobrás, Instituto de Arquitetos do Brasil, Museu Monumento alusivo à Fundação de Goiânia, Plano Urbano da Cidade de Milwaukee – Wisconsin USA e na 1ª Bienal de Arquitetura de São Paulo. Representou o Brasil nas Bienais de Paris em 1969 e Veneza em 2008. Na PUCPR, foi professor das primeiras turmas do Curso de Desenho Industrial e hoje inspira diariamente a comunidade universitária por meio dos vitrais presentes no primeiro andar da Biblioteca Central. Com mais de 50 anos de atividades ininterruptas, dedica seu trabalho ao bem comum.

  • Jaraguá do Sul, SC (1945)
  • Artista plástico

Do traçado a sua execução, Adoaldo Renato Lenzi é um artista completo. Presente em diversos pontos de Curitiba, as obras assinadas pelo artista tomam forma principalmente por meio dos vitrais e murais. Chegou à capital paranaense aos doze anos e posterior começou a trabalhar no ateliê de João Gehner, seu mestre nas técnicas de mosaico, vitral e cerâmica. Nos anos 1960, trabalhou com Franco Giglio, auxiliando-o na confecção do mosaico do Cemitério Municipal de Curitiba. Aluno do Colégio Estadual do Paraná, foi para o exército no Rio de Janeiro e após restaurar um mosaico do quartel, teve a oportunidade de frequentar o curso de mosaicos da Escola Nacional de Belas Artes. Em 1980, produziu o vitral em homenagem ao Papa João Paulo II, na Igreja de Santo Estanislau, em decorrência da visita do Pontífice em Curitiba. Em 1988, Lenzi e Osmar Horstmann foram responsáveis pelo vitral da América Latina na Basílica de Caacupê, Paraguai. Desde 1971, mantém o Studio de Arte A. Lenzi. Ao longo da sua trajetória executou diversos murais de Juarez Machado e Poty Lazzarotto. Na PUCPR, foi o executor do mural em azulejo Natureza Típica, de Ida Hannemann de Campos e os vitrais de Abrão Assad e Poty Lazzarotto.