O Mural da Fundação representa a mesa diretiva e três grupos de pessoas que são as autoridades e personalidades que constituíram a história da PUCPR. O mural ilustra por meio de fragmentos arquitetônicos os espaços significativos da Universidade como a fachada da antiga instalação do Colégio Santa Maria acompanhada pelo escudo Marista com a frase Illuminari ad Illuminandum “ser iluminado e dever ser iluminado”, acima, na parte superior a fachada da Capela Universitária Jesus Mestre, na lateral a torre da caixa d’água com símbolo da PUCPR.
Descrito pelo Prof. Ivens Fontoura como um pilar da arte abstrata paranaense, Fernando Rogério Senna Calderari ao longo da sua trajetória tem entrelaçado a arte e a docência. No período de 1959 a 1962 estudou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, sendo aluno de Erbo Stenzel, Guido Viaro, Leonor Boteri, Theodoro De Bona e Waldemar Freyesleben. Foi premiado em 1961 com medalha de prata no Salão Paranaense de Belas Artes e considerado pelo júri do II Salão de Curitiba como Melhor Artista Paranaense. Cursou gravura no Museu de Arte Moderna em 1965, com Edith Behring e Roberto de Lamonica. Lecionou nos ateliês de Gravura do Centro de Criatividade de Curitiba e com Poty Lazzarotto na Casa da Gravura. Foi diretor do Museu Alfredo Andersen e docente na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) até meados de 1990. Na PUCPR participou das comissões de seleção e premiação dos Salões Nacionais de Arte Religiosa, promovidos pelo Museu Universitário entre os anos de 1980 e 1990. As obras de Calderari fizeram parte de exposições coletivas e individuais e podem ser apreciadas em diversos espaços da Universidade e em diferentes suportes como pinturas, murais, desenhos e gravuras. É professor da Escola de Belas Artes da PUCPR.
Vicente Paulo Nunes estudou Cartazismo, Letrismo e Propaganda no SENAC/SC- Serviço Nacional do Comércio (79), Blumenau SC e Serigrafia (81) no Solar do Barão, Curitiba PR. É bacharel em pintura (86) e licenciado em desenho (88) pela EMBAP. Estudou litogravura (87) no Solar do Barão e Desenho para Artistas (90) com Francisco Faria na UFPR. Contudo, tem se dedicado também a repassar o conhecimento e experiência ministrando aulas de Desenho e Pintura no Educandário de São Francisco, Piraquara – PR e na Galeria Cocaco, além de participar de exposições coletivas e individuais. Foi parceiro de Fernando Calderari na realização do Mural da Fundação (88) da PUCPR.
(Informações transcritas da obra, FONTOURA, Ivens. Arte na PUCPR: www.artenapuc.pucpr.br. Curitiba: Champagnat, 2009).