A obra é formada por elementos iconográficos representativos da flora e fauna paranaense, como a Araucária, a pinha e a Gralha Azul. Executado em aço, as chapas para a formação das imagens foram cortadas na mesma razão em que os indígenas do Norte da Colômbia e Sul do Panamá produzem as preciosas molas, por meio da sobreposição de fragmentos de tecidos cortados e habilmente costurados, evidenciando a delicadeza no corte e a sensibilidade na superposição, a fim de obter um bom resultado plástico.
Descrito pelo Prof. Ivens Fontoura como um pilar da arte abstrata paranaense, Fernando Rogério Senna Calderari ao longo da sua trajetória tem entrelaçado a arte e a docência. No período de 1959 a 1962 estudou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, sendo aluno de Erbo Stenzel, Guido Viaro, Leonor Boteri, Theodoro De Bona e Waldemar Freyesleben. Foi premiado em 1961 com medalha de prata no Salão Paranaense de Belas Artes e considerado pelo júri do II Salão de Curitiba como Melhor Artista Paranaense. Cursou gravura no Museu de Arte Moderna em 1965, com Edith Behring e Roberto de Lamonica. Lecionou nos ateliês de Gravura do Centro de Criatividade de Curitiba e com Poty Lazzarotto na Casa da Gravura. Foi diretor do Museu Alfredo Andersen e docente na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) até meados de 1990. Na PUCPR participou das comissões de seleção e premiação dos Salões Nacionais de Arte Religiosa, promovidos pelo Museu Universitário entre os anos de 1980 e 1990. As obras de Calderari fizeram parte de exposições coletivas e individuais e podem ser apreciadas em diversos espaços da Universidade e em diferentes suportes como pinturas, murais, desenhos e gravuras. É professor da Escola de Belas Artes da PUCPR.
Ingo Harald Moosburger é licenciado em Desenho e Plástica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul,1976, e PhD em Research In Fine Arts pela Manchester Metropolitan University, 2003. Desde 1978 é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, além de lecionar na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Moosburger trabalhou como designer gráfico e ilustrador em várias empresas como Azulejos Eliane, Reflexus Publicidades e Tecplas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em artes plásticas, pintura, fotografia, originais, reproduções e documentação.