A obra ilustra o prédio mais antigo do câmpus Curitiba da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O atual Prédio da Tribuna foi construído em 1927, pelo construtor Bergonse, inspirado no Hipódromo de Longchamps de Paris, para receber a segunda sede do Jockey Club Paraná, a edificação destaca-se por ser a primeira marquise de concreto armado em balanço de Curitiba. Na década de 1980 foi restaurado com projeto do arquiteto Manoel Coelho e desde então abriga o Centro Cultural Museu Universitário PUCPR, promovendo atividades artísticas e culturais.
Autodidata, frequentou a Escola Livre de Artes do Colégio Estadual do Paraná no período de 1966 a 1969. Viveu um longo período em Cabo Frio (RJ), convivendo com o ensino, a experiência e a obra de Carlos Scliar. Representante da geração dos artistas plásticos dos anos 1970, ao longo dos quarenta anos dedicados a arte, Esmanhotto fez dos casarões antigos e arredores de Curitiba, uma das principais temáticas de suas obras, totalizando cerca de três mil peças. Na década de 1980 participou de duas edições do Salão Nacional de Artes Plásticas e do Salão Paranaense. Expôs no Museu Nacional de Belas Artes, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, Museu de Arte da Pampulha e Museu de Arte Contemporânea do Paraná. Em 2014 lançou o livro “O momento suspenso” em que faz uma retrospectiva da sua carreira.