Olá estudante! Sua participação nas enquetes de satisfação é muito importante. Por isso, criamos esta página para que você possa conhecer as ações implementadas pela PUCPR com base no que você registrou como melhorias necessárias.
Ao longo do ano, foram instaladas mais de 40 novas placas para auxiliar no direcionamento dos estudantes até os blocos e o SIGA. Dentro dos blocos, foi realizada a instalação de biombos indicando a localização da secretaria em cada escola. Esta ação teve como objetivo facilitar a ambientação dos estudantes, principalmente calouros, no início do semestre letivo.
Instalação de guichês nos principais blocos do campus Curitiba durante a 1ª semana de aula do 1º e 2º semestre, para atendimento de dúvidas sobre ensalamento, carteirinhas, estacionamento e login e senha, com o objetivo de tornar o processo do início das aulas mais acolhedor para os estudantes, especialmente para os calouros.
Instalação de uma tenda com 10 posições de atendimento durante a 1ª semana de aulas de 2023 entre o bloco azul e amarelo, para atendimento de dúvidas sobre ensalamento, carteirinhas, estacionamento e login e senha, com o objetivo de tornar o processo do início das aulas mais acolhedor para os estudantes, especialmente para os calouros.
Através do desenvolvimento de uma nova funcionalidade no Magister, foi possível disponibilizar a consulta do ensalamento individual em ambiente logado, trazendo mais segurança e praticidade aos estudantes.
Com o objetivo de facilitar o atendimento realizado nos guichês durante a primeira semana de aulas, realizamos a disponibilização de uma ferramenta para que os colaboradores possam consultar o ensalamento individual dos estudantes e apoiar no correto direcionamento até a sala de aula.
A fim de permitir que os estudantes se localizem facilmente no campus, realizamos a revisão dos mapas dos blocos, com atualização das plantas e disponibilização para consulta via QR Code. Além disso, também foi realizada a reimpressão dos mapas instalados fisicamente nos blocos.
Padronização do valor de estacionamento para todos os estudantes durante a primeira semana de aulas, permitindo que os calouros sem carteirinha paguem o valor de estudante, sem a necessidade de comprovação de vínculo, contribuindo para a diminuição das filas de atendimento nos totens de autoatendimento e guichês do estacionamento.
Nova forma de pagamento do ticket de estacionamento por meio de QR Code, disponibilizado no próprio ticket. Dessa forma o estudante pode efetuar o pagamento com cartão de crédito sem enfrentar filas.
No primeiro dia de aula de cada semestre, realizamos a distribuição de flyers com orientações sobre o funcionamento do estacionamento aos estudantes que acessaram os estacionamentos. Esta ação teve o objetivo de reduzir as dúvidas sobre os procedimentos de acesso aos diferentes estacionamentos, fluxo de circulação no campus, recarga da carteirinha e métodos de pagamento do ticket.
Nas primeiras semanas de cada semestre letivo, realizamos a entrega de flyers com orientações para todos os calouros, a fim de minimizar as dúvidas relacionadas aos processos de login e senha, entrega das carteirinhas, acesso ao ensalamento e mapas dos câmpus.
Durante o ano, realizamos o treinamento de mais de 300 colaboradores do atendimento e das equipes terceirizadas (segurança, estacionamento e higienização), com o objetivo de divulgarmos as orientações e procedimentos sobre as ações da primeira semana de aulas de cada semestre, a fim de proporcionar que todos os profissionais que interagem com os estudantes, tenham sempre a informação mais adequada para auxiliar em possíveis dúvidas.
Com o objetivo de tornar o ingresso dos novos calouros mais acolhedor, a Semana de Integração foi elaborada no início de cada semestre. As atrações apresentadas aos ingressantes foram realizadas em parceria com as áreas de serviços da PUCPR, Escolas e DCE, contando com a recepção dos estudantes com tour pelos campus, palestras, tira-dúvidas e divulgação das oportunidades oferecidas na universidade.
Desenvolvemos uma ação para que a confecção seja automática, sem depender da solicitação dos estudantes, evitando demora no processo. Para facilitar a distribuição, as carteirinhas prontas são encaminhadas para as secretarias dos cursos, para que os estudantes possam realizar a retirada.
Revisamos nosso fluxo de entrega de documentação, alterando seu formato e a maneira com que as assinaturas precisavam ser coletadas. O novo processo de entrega é totalmente online, através do próprio WebAluno. Agora, o estudante consegue acompanhar o deferimento dos documentos enviados, e recebe o contato da nossa equipe caso seja necessário realizar correções ou reenvio. Com esta ação, os documentos podem ser entregues com mais clareza, e os estudantes contam com uma comunicação mais fluída com o atendimento.
Revisamos nossos canais, comunicações e tutoriais sobre os processos de rematrícula. Além das comunicações por e-mail e canais de atendimento, nossos estudantes contam agora com uma página específica, destinada às etapas da jornada de rematrícula, com informações, tutoriais, direcionamentos e dúvidas frequentes. A página pode ser acessada através do link: jornada.pucpr.br.
Trabalhamos em uma melhoria de nosso sistema para o registro de assinaturas digitais dos contratos. Essa mudança eliminou a necessidade mais custosa dos nossos estudantes de impressão, assinatura e digitalização do contrato.
Revisamos o fluxo de atendimento dos ajustas acadêmicos para promover um atendimento integrado e com maior reforço em triagens. Além disso, também priorizamos a agilidade na resolução de demandas, através de uma maior conexão com coordenadores de curso e melhor direcionamento para que o estudante tenha suas necessidades atendidas da melhor maneira possível.
Com o objetivo de agilizar o atendimento aos estudantes durante o processo de rematrícula e aprimorar a resolutividade de problemas, realizamos uma integração de ações entre áreas com enfoque no acompanhamento dos processos de matrícula e rematrícula. Como consequências, gerou-se mais agilização na resolução de problemas e otimização de processos.
Integramos no front office do SIGA diversas modalidades de atendimento, com expertises distintas, com o intuito de atender às necessidades de nossos estudantes já no primeiro contato. Além disso, aumentamos nosso time do SIGA, tanto no front office (atendimento direto), quanto no back office (tratativas administrativas).
Agilizamos o atendimento na triagem do SIGA através da disponibilização de atendentes com tablets para auxiliar os estudantes que chegam no período de pico, evitando filas na entrada. Essa ação também contribui para a redução dos atendimentos nos guichês e para o correto direcionamento dos estudantes, de acordo com as necessidades apresentadas.
Para contribuir com a redução do tempo de espera, em dias com movimento intenso no SIGA, o atendimento do front office recebe reforço da equipe de back office.
Disponibilizamos novos computadores para autoatendimento na entrada do SIGA, para que os estudantes possam realizar ajustes acadêmicos e consultas em geral. Isso facilita a resolução no local de procura e evita a abertura de protocolos.
Focados em melhorar a resolutividade dos atendimentos e reduzir a quantidade de protocolos de ajustes acadêmicos, nossos analistas da Diretoria Acadêmica solicitam aos estudantes as informações e dados necessários para a continuidade do atendimento através de mensagens via WhatsApp.
Utilizando novas metodologias para revisar nosso modelo organizacional, criamos um círculo de atendimento com o objetivo de promover a comunicação entre as áreas, buscar soluções com agilidade, mitigar possíveis impactos, e integrar informações cotidianas. Com esta iniciativa, o atendimento se torna mais direcionado e resolutivo.
Mudamos todo o processo de emissão de senhas no SIGA, visando a melhoria e organização dos atendimentos a serem realizados. Além disso, agora os estudantes são chamados pelo nome, tornando o atendimento mais direcionado, pessoal e caloroso.
Revisamos nossa estratégia de comunicação, a fim de divulgar de maneira mais clara quais são os serviços oferecidos pelos SIGA. Esta ação também contribui para o direcionamento do estudante para o canal adequado, de acordo com a necessidade apresentada.
Revisamos todos os equipamentos das salas de aula (projetores, computadores e periféricos), de modo a garantir o funcionamento sem falhas de conectividade e projeção. Além da experiência de nossos estudantes, esta ação também visa aprimorar a vivência de nossos docentes em sala de aula.
Disponibilizamos nas salas de aula, auditórios, laboratórios e coworkings um QR Code para acionamento da equipe técnica em caso de problemas ou dúvidas com relação aos equipamentos e softwares. Esta ação tem como objetivo evitar a formação de filas no atendimento de suporte tecnológico e reduzir o deslocamento de estudantes e professores para solicitar ajuda.
Adquirimos novos computadores, mais rápidos e com melhor desempenho, para substituir os equipamentos mais antigos nos laboratórios e salas de aula priorizados. Além disso, os computadores que não foram substituídos neste momento, passaram por formatação e revisão.
Com o objetivo de oferecer um ambiente digitalmente mais seguro e estável, disponibilizamos novas redes (EDUROAM, Grupo Marista, Visitantes, Rede Cabeada, Laboratórios e Eventos) para nossos estudantes e colaboradores. A melhoria também foi aplicada em nossas clínicas e demais ambientes externos de aprendizagem.
Disponibilizamos, no guichê de atendimento da equipe de suporte tecnológico, um notebook para agilizar demandas e possibilitar a resolução imediata das necessidades dos nossos estudantes.
Realizamos a instalação de pressurizadores individuais em todos os bebedouros do Câmpus, visando melhorar a vazão e, consequentemente, reduzir o tempo para enchimento dos recipientes com água.
Visando melhorar as condições de acessibilidade no Câmpus, diversas ações foram realizadas, tais como:
– Instalação de piso tátil em todas as áreas de circulação internas e externas, direcionando portadores de deficiência visual aos ambientes do Câmpus, além de indicações em Braille em espaços internos dos Blocos Acadêmico e de Laboratórios;
– Revisão de todos os bebedouros para garantir o ajuste em duas alturas;
– Definição de vagas especiais no estacionamento, com a respectiva sinalização, conforme estabelecido em norma;
– Adaptação e demarcação dos mobiliários em espaços como laboratórios e bibliotecas, contando com teclados e softwares específicos para que portadores de deficiência visual e auditiva possam realizar tanto atividades acadêmicas, quanto autosserviço na biblioteca, SIGA e laboratórios de informática.
Realizamos melhorias na iluminação e sinalização das partes interna e externa do Hospital Veterinário, com o objetivo de proporcionar mais conforto e segurança aos estudantes.
Mapeamos a necessidade de reparo (troca dos filtros) ou substituição dos bebedouros antigos e fora dos padrões de pressão e acessibilidade, onde diversos equipamentos foram substituídos entre os blocos 3, 4, 5, 6, 8, 9 e a Biblioteca Central.
Criamos dois projetos de alimentação inclusiva:
Estação Rango: as Praças Alimentação do Bloco Azul e do Bloco Laranja contam com Estações Rangô, espaços com pias e micro-ondas para que estudantes possam aquecer marmitas ou refeições próprias trazidas para a Universidade.
Combo Estudante: realizada uma parceria com diversas lanchonetes e restaurantes que passam a oferecer opções com valores fixos e reduzidos, sendo o Combo Lanche a R$ 7 e o Combo Refeição a R$ 15, com bebida inclusa.