História da Antiguidade Clássica, História da Europa Medieval, História Moderna, História Contemporânea, Patrimônio Histórico e Artístico e Metodologia do Ensino de História. Essas são algumas das disciplinas que reforçam o fato de que é preciso estudar o passado para compreender o presente. Com esta premissa, o curso de História da PUCPR prepara acadêmicos para o mercado de trabalho com base em diferentes aspectos como economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. É nesse cenário que são formados profissionais (professores/historiadores) que visam atender ao Ensino Fundamental e Médio ou que desejam aproveitar as diferentes vertentes da História para ajudar a construir uma sociedade mais ciente de suas origens.
O curso prepara o estudante para
Estabelecer diálogos reflexivos a respeito de temas regionais, nacionais e internacionais, valorizando documentos e arquivos disponíveis sobre os mais diversos assuntos. O profissional formado no curso de História da PUCPR possui habilidades para selecionar, classificar e relacionar os dados e documentos levantados em bibliotecas, arquivos e estudos arqueológicos. A resolução de problemas complexos para o profissional formado em História passa pela boa articulação entre as teorias que fundamentam a pesquisa em história, pela discussão de fontes bem como pela aplicação dessa pesquisa em sua atuação em sala de aula.
Cenário e atuações
A sala de aula oferece um vasto campo de atuação a esses profissionais e, além dela, o Historiador pode transformar a sua paixão por História em realizações em diversas áreas: pesquisa, elaboração de projetos culturais, organização de eventos e exposições de natureza histórico-cultural, consultorias dedicadas à preservação do patrimônio histórico e artístico, assessoria de imprensa e a parlamentares e secretarias de cultura e educação. Na formação do professor/pesquisador de história a pesquisa é considerada um instrumento indispensável para promover a transformação da realidade educacional, o que será vivenciado pelo estudante na conclusão do curso, ao produzir um produto a partir sua pesquisa.
Por que fazer História na PUCPR?
As metodologias de aprendizagem ativa estão presentes nas práticas desenvolvidas pelo corpo docente ao longo do curso, pensando no estudante como um sujeito ativo da sua aprendizagem. O estudante, por meio das disciplinas de Prática Profissional Integrada, entrará em contato com a realidade escolar a fim de ter contato com problemas reais da vivência escolar, bem como pensar em soluções para os mesmos. Constrói-se assim uma formação que articula ensino e pesquisa na busca de soluções criativas e inteligentes para os desafios da aprendizagem no contexto da Educação Básica. Com isso, o estudante poderá ter experiências de práticas inovadoras para exercitar o empreendedorismo educacional.
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Paraná (1992), Mestrado em Programa de Pós Graduação em... Ver mais
Possui Graduação (2003), Mestrado (2007), Doutorado (2013) e Pós-doutorado (2022) em História pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é ... Ver mais
Ana Beatriz Dias Pinto é Jornalista - DRT 7591/PR, com experiência em coberturas nas áreas de Teologia e Sociedade. Bacharel em Comunicação Socia... Ver mais
Graduação em Física (Licenciatura e Bacharelado) pela UFPR (1987), especialização em Física pela UFPR (1989), mestrado em Ciências Geodésicas ... Ver mais
Beatriz Polidori Zechlinski é professora do Curso de História da PUCPR. É mestre (2006) e doutora (2012) em História pela UFPR, tendo realizado es... Ver mais
Doutor em Sociologia e Antropologia (UFRJ), Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), bacharel em Artes Cênicas... Ver mais
Possui graduação em Pedagogia (2004), Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas (2008), Mestrado em Educação (2007) e Doutorado em Educa... Ver mais
Químico (Bach. e Lic.) pela UFPR, dedicando-se em atividades de pesquisa desde 2005, trabalhando no estudo de aditivos naturais, desenvolvendo métod... Ver mais
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (1992) e mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (2002). Douto... Ver mais
Graduação em Letras Português/Espanhol pela UFPR, Bacharel em Direito pela UTP, Especialista em Metodologia do Ensino pela Faculdade Espírita, Me... Ver mais
Formação Acadêmica: É Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - 2022 (PUCPR) É Mestre em Educação pela Pontifí... Ver mais
Possui graduação em Teologia - Jnana Deepa Vidyapeeth (1991), graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), graduação em H... Ver mais
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecn... Ver mais
Formada no Curso de Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Conservação da Natureza e Educação Ambiental també... Ver mais
Pós-Doutorado pela Università Ca' Foscari, Venezia (Visiting Scholar). Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia Mestrado e Doutorado ... Ver mais
Marcia Terezinha de Oliveira, assistente social e professora do Curso de Serviço Social da PUCPR. Graduada em Serviço Social, pela Faculdade de Ciê... Ver mais
Possui graduação (2006), mestrado (2007) e doutorado (2014) em História pela Universidade Federal do Paraná e especialização em Patrimônio Hist... Ver mais
Neli Gomes da Rocha, natural de Teresina/PI. Reside em Curitiba/PR desde 2000. Graduada em Ciências Sociais UFPR (Bacharelado e Licenciatura), Mestra... Ver mais
Pela Universidade Federal do Paraná é licenciado (2002) e bacharel (2003) em Física, possui Curso de Especialização em Matemática (2005) para pr... Ver mais
Graduada em Pedagogia (2006) e mestre em Educação (2010) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Núcleo de Pesquisa em Políticas Educacion... Ver mais
Graduada em Pedagogia pela UEL (1974), Mestrado em Educação pela UFMG (1985) e Doutorado em Educação pela USP (1996). Professora aposentada da Fac... Ver mais
Pós Doutora em Desenvolvimento Regional - Núcleo de Políticas Públicas - FURB/SC. Doutora em Gestão Urbana - Políticas Públicas e Ecossocioecon... Ver mais
Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui mestrado em filosofia (vecchio ordinam... Ver mais
Pós-doutoranda em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PUCPR); Doutorado e mestrado em Educação pela PUCPR; com período de bolsa sanduíche na... Ver mais
Graduada em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Curitiba (1992), especialista em Magistério Superior pela Universidade T... Ver mais
Doutora em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná... Ver mais
Graduada em Pedagogia pela PUCPR (2006), Mestre em Educação pela PUCPR (2010) e Doutora em Educação pela UFPR (2018). Docente da PUCPR e da Prefei... Ver mais
Possui licenciatura e bacharelado em História pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em História do Brasil e doutor em História pela Universi... Ver mais
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2006) e doutora... Ver mais